terça-feira, 8 de junho de 2010

ENQUANTO NÃO VEM DESENHOS NOVOS... MAIS TEXTO!

Na última hora estive fazendo uma retrospectiva no blog, revendo as postagens realizadas desde sua criação: o feriado da fundação da cidade de São Paulo, em Janeiro de 2008.

Nestes dois anos e meio muita coisa mudou. Na época haviam 5 meses que estava desenhando após uma parada de 42 meses, entre 2004 e 2007. Estava nas férias do 1o. ano de faculdade, e agora estou finalizando o 7o. Semestre...

O estímulo para criação de uma página na internet foram os feedbacks no perfil do Orkut que havia criado e as pessoas que estava conhecendo. Em Setembro de 2007 recebi o convite do Jean Sinclair para venda de pin-ups de super-heroínas no ebay. Uma ótima oportunidade para quem estava querendo voltar a desenhar e ainda conseguir pagar as contas de aluguel, alimentação e transporte na faculdade. Durante o ano de 2008 trabalhei como bolsista na Galeria de Arte do Instituto de Artes da Unicamp e conheci muitos trabalhos e artistas plásticos abstracionistas. Muitas vezes desenhei na Biblioteca do IA. Na época, me enrolava para dizer "abstracionismo". Bem, continuo não gostando muito de arte moderna, prefiro a clássica, mas alguma coisa mudou.
Em Junho de 2008 comecei a estudar para valer desenho, retomando os conceitos que a muito não praticava, estimulado por uma grande humilhação na faculdade. Imprimi centenas de ilustrações, encadernei e estudei... No mês seguinte, em Julho, saiu pela primeira vez um desenho meu numa revista de circulação nacional, a Mundo dos Super-Heróis... na seção de arte dos leitores. Foi legal para mostrar para minha namorada, Diana.
Em Agosto de 2008 retornei a vender pin-ups no ebay, agora em tamanhos A4 com um paulista que morava na Philadelfia. Foi um momento feliz que durou poucas semanas até o estouro da crise econômica americana. Uma montanha russa é como defino o mercado de pin-ups no ebay. Só valendo a pena como treino. No final do ano entendi melhor como publicar no Deviantart e alimento constantemente um perfil...

No início de 2009, o Erivelto Cana Bueno cria o Lab-Ideas junto a outros malucos como Dinei e Reis, e depois de tanto me chapar começo a trabalhar com ele também... Agora ele nem responde meus e-mails. Ê gordo... Também em 2009, publiquei pela primeira vez uma ilustração em parceria de Heder Lima, estudante de Artes Plásticas da UFRJ, na Mundo dos Super-Heróis, uma ilustração do Namor. Heder "Troiano" Lima coloriu digitalmente mais de três dezenas de ilustrações minhas desde então. Participo desde então do blog do Edde Wagner, "Desenhos de Observação" e de forma constante faço excursões à Pinacoteca do Estado de São Paulo para estudos de observação, por vezes acompanhados por Alex "Cri" Magno e Vanísio Alves, pessoas com quem aprendo muito. Também reencontrei o Rodrigo Martins, o pequeno gafanhoto insano, que tive o prazer de ensinar alguns poucos conceitos lá pelos idos de 2003 quando lecionei desenho...

E chegamos a 2010: na última semana de Janeiro, um curso de Perspectiva na antiga casa, a Quanta Academia de Artes, com Octavio Cariello. Uma semana na antiga escola fez valer por um ano inteiro. Neste ano, assumi uma linha mais agressiva nas ilustrações mas nunca com o mesmo retorno de dois anos atrás. Desde então foram 340 desenhos... Publiquei uma segunda ilustração na Mundo dos Super-Heróis, do Gavião Negro. Voltei a fazer sequencias com um conto de Rodrigo Moreira, que ainda não terminei... O site Papo de Quadrinho do Jota Silvestre inaugurou seu novo banner feito por mim, mês passado. Desde Fevereiro de 2010 tenho vínculos como artista de sketch cards com a Glasshouse Graphics. E cada dia cresce mais a vontade de realmente desenhar coisas grandes... Participei de 3 Fest Comix, conheci o Caio Cacau, o Felipe Massafera, a Adriana Melo, o Manoel... Ah, sim, também participei dias atrás do 27 Sketchcrawl Wide World... ó! Também fiz um Facebook, um Flick e um Twitter.

Acredito que acima de tudo, foram as pessoas que conheci na internet ao longo destes 3 anos, e a amizade com o sempre amigo Nato Magalhães, que alimentaram meus sonhos e fizeram com que buscasse voar cada dia mais alto!

Bem, acho que não dá para pedir demais, já que 80% do meu tempo é publicamente sabido que dedico a outra grande paixão: a Geografia.

Abração a todos que me seguem.

Nenhum comentário: