sexta-feira, 21 de maio de 2010

SKETCHS E ALGUMAS IDÉIAS AO ACASO


Estava pensando agora a pouco com a vida da gente é uma coisa doida. E como é ainda mais maluco as idéias desta gente que se apaixona por desenho, desenhos animados, quadrinhos, games, cinema, literatura... todo este mundo de linguagens que torna nossa vida mais suportável frente as responsabilidades e adversidades da vida. Às vezes, nos apaixonamos tanto por um quadrinho, um desenho animado, criando uma relação de quase exclusividade, achando que aquilo é nosso, no limite, que tudo é real. Por exemplo, sempre gostei de X-Men, acredito que desde os 11 anos de idade, ou seja, a 20 anos leio os quadrinhos de super-heróis mais estranhos da Marvel criando uma relação de identificação e pertencimento que faz com que pense ser possível ser o desenhista de algumas de suas histórias. Bem, hoje isso não é tão verdade... hoje, nem dá tempo, e também duvido que neste momento com as responsabilidades que busquei, administrasse bem a pressão... bem, mas é tudo questão de momento e oportunidade. Onde quero chegar com tudo isso é que não existem caminhos com placas mostrando seus destinos certos.
Não existem fórmulas escritas em manuais. Quando se trabalha com desenho, existem tantas subjetividades em jogo alimentadas pelo mundo que cada artista vive que não dá para saber o talento que sairá de cada lugar. O fato é, existe toda uma dinâmica de mercado que entra em conflito com a subjetividade de cada um. Nem sempre o que é bom é bom para o mercado, nem sempre o que mais vende é o melhor. Melhor pra quem? Mas, sei lá, acho que na verdade o que importa é uma questão mais pragmática: o que se consegue fazer com o tempo que se dá. De repente o artista pode ser o cara mais talentoso mas precisa de tempo e situações ideias para produzir ou então ser um artista mediano mas que consegue fazer o que é necessário na hora que é preciso. Enfim, a vida foi trazendo estes questionamentos e toda vez que as coisas do cotiano não me permitem produzir, desenhar, criar, mostrar, tendo que priorizar questões mais práticas, penso nisso.
Acima dois sketchs feitos ao acaso para poder mostrar, pois é um saco entrar num blog que se espera ver desenhos e encontrar uma crônica. Ótimo fim-de-semana.

Nenhum comentário: