sábado, 21 de novembro de 2009

1987.







Hoje caí da cama em clima de nostalgia. Saudades da época de cursinho que acordava cedo para me preparar para enfrentar o "monstro do vestibular" no final do ano... saudades de me dedicar horas a fio estudando algum assunto que tornasse mais prazerosa a vida... saudades de desenhar sem nenhuma pretensão, mas apenas pelo fato de estar fazendo o que se gosta.
Este provavelmente é o desenho mais antigo que tenho em casa. Foi feito na escola, numa sala de aula. Engraçado esta relação que tenho com a escola, mas acho que foi pelo contato com os materiais que descobri que com lápis e papel poderia fazer bem mais do que repetir o que os professores estavam demonstrando. Poderia rabiscar coisas que zumbiam em minha cabeça e fazer um pouco mais. Acho que no final foi só influência do que via na TV: os "desenhos desanimados" da Marvel e os Superamigos da DC Comics. Lembro que naquela época, 1987, então minha 2a. série do primário, no final da tarde, chegando da escola, assistia na Sessão Aventura, Thundercats. Havia um horário só pra eles... como não gostar? Então, tudo isso se misturava em minha cabeça: ao mesmo tempo que sempre me dediquei aos estudos, gostava dos super-heróis... desenhava o que os professores pediam como uma casinha e uma flor, como toooodo mundo fazia, mas tinha meu jeito particular de estimular a criatividade. Agora vejo como tenho repitido esta mesma fórmula a tantos anos.

Nenhum comentário: