sábado, 11 de julho de 2009

DESENHOS DE OBSERVACAO...































Em Fevereiro deste ano, o Edde Wagner, professor de Desenho da época que estudei na Fábrica de Quadrinhos (hoje Quanta Academia de Artes) me convidou para participar do seu blog http://desenhosdeobservacao.blogspot.com/

A partir de entao busquei entender a proposta e perceber o quanto desenhar observando o mundo ao meu redor poderia contribuir para um outro caminho no desenho, nas ilustracoes e na concentracao e paciencia enquanto resolvia cada desenho. De la pra cá acho que já estou próximo de 100 estudos, mas números sao relativos pois a pratica tem que ser constante e o processo de observar, desenhar contribui significativamente para todo o processo de criacao do artista. Do ponto de vista geografico, a pratica faz com que concentre o olhar por mais tempo no lugar, nas pessoas, nos gestos, nos signos de comunicacao entre o mundo e o individuo. Ou seja, é duca!

Na Fig.1 observa-se a Pinacoteca do Estado de S. Paulo, lugar de encontro para desenhos de observacao frequentado por mim e o Alexandre Cri Magno aos Sábados. Fig 2, um estudo do Alexandre. Fig 3. Diana, estatua classica exposta no Parque da Luz. Fig 4, meu tenis do pé esquerdo desenhado a caneta. Fig5, estudo de objetos, lapis no. 2 B e lápis de cor Faber-Castell... sao estudos, nao tem a proposta de finalizar o desenho, mas entender o processo. Abracao.






Um comentário:

ALEX MAGNO-ENJOY ART disse...

Cara se conseguiu me desenhar mesmo com aquela tonelada de roupa!Acho esse desenho o máximi, não pq sou eu...rsrsrsr!Mas pq vc conseguiu manter seu estilo numa base real!Curto muito seu trabalho!abração!!